Autores orientam líderes a reconstruir igrejas saudáveis

  • 15/07/2025
Autores orientam líderes a reconstruir igrejas saudáveis
Autores orientam líderes a reconstruir igrejas saudáveis (Foto: Reprodução)

Em Uma igreja chamada Tov, Scot McKnight e Laura Barringer escancararam uma ferida ignorada por décadas dentro de instituições religiosas: a existência de culturas eclesiásticas marcadas por violência, silenciamento de vítimas e liderança narcisista. 

O impacto foi imediato. O termo “Tov” – palavra hebraica para “bom” – tornou-se símbolo de esperança entre os que ainda acreditam que a fé pode sobreviver aos abusos da religião.

Cinco anos depois, os mesmos autores voltam com Pivot, uma solução direta para aquele diagnóstico. Desta vez, a denúncia cede espaço à construção. 

O novo livro reúne práticas, relatos e ferramentas para igrejas que desejam não apenas sobreviver, mas se transformar em comunidades acolhedoras. 

No contexto do livro, pivotar significa mudança de direção, que segundo os autores, demanda esforço, dedicação e coragem para ser concretizada.

A estrutura da obra parte de perguntas reais feitas por leitores do primeiro livro: como iniciar uma mudança cultural em uma igreja marcada por omissão? O que fazer quando não se ocupa um cargo de liderança, mas se reconhece a toxicidade do ambiente? Como viver de forma íntegra em meio à deformação institucional? A resposta de Scot McKnight e Laura Barringe é prática, mas não imediatista.

Aconselhamos aqueles que desejam permanecer à mesa de discussão que formem um ‘bolsão de tov’ em meio à cultura tóxica da igreja. Um bolsão de tov requer que nos comprometamos a viver da maneira mais tov possível, o que significa tentarmos fazer a partir de dentro, sem poder. (Pivot, p. 184).

Com base em entrevistas, pesquisas sobre transformação organizacional e suas próprias experiências eclesiásticas, os autores apresentam um modelo que envolve prestação de contas, empatia, verdade e ações concretas. 

Pivot é altamente recomendado para pastores, líderes, membros de igrejas evangélicas, professores e estudantes de teologia, além de conselhos, equipes ministeriais, lideranças em transição e principalmente para todos que acreditam ser possível construir comunidades cristãs onde a bondade não seja exceção, mas uma cultura.

(Foto: Reprodução)
O livro pode ser encontrado na Amazon

Sobre os autores: Scot McKnight é professor da cátedra Julius R. Mantey de Novo Testamento no Seminário Northern e autoridade reconhecida em Novo Testamento, cristianismo primitivo e o Jesus histórico. É autor de mais de oitenta livros e responsável pelo blog Jesus Creed, no site da Christianity Today. Ele e sua esposa, Kristen, moram na região noroeste da grande Chicago.

Laura Barringer é formada pela Faculdade Wheaton e professora de primeiro e segundo ano do ensino fundamental. Mora na região noroeste da grande Chicago com seu marido, Mark.

Sobre a editora: Fundada em 1965, a Editora Mundo Cristão é referência na publicação de Bíblias e livros de ficção e não ficção pautados por uma postura teológica cristã equilibrada e histórica. Com um catálogo diverso, a editora promove o crescimento espiritual e pessoal de seus leitores.  

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/leitura/autores-orientam-lideres-reconstruir-igrejas-saudaveis.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes