Pessoas sonham com Jesus no Cazaquistão e missionários relatam ‘despertar espiritual’

  • 21/07/2025
Pessoas sonham com Jesus no Cazaquistão e missionários relatam ‘despertar espiritual’
Pessoas sonham com Jesus no Cazaquistão e missionários relatam ‘despertar espiritual’ (Foto: Reprodução)

Um povo de origem muçulmana que vive em comunidades remotas do Cazaquistão relatou que Jesus está se apresentando às pessoas e um despertar espiritual está transformando a vida de muitos. 

No extremo sudeste do país, a poucos quilômetros da China, gerações de uigures ainda praticam tradições ancestrais e têm uma fé islâmica profundamente enraizada.

"Temos cerca de 25 aldeias uigures aqui, praticamente não alcançadas pelo Evangelho", disse Rico, um evangelista uigur, à CBN News.

Rico nasceu e cresceu na região. Sua família passou anos no Cazaquistão e na China, evangelizando o povo uigur. 

Nos últimos anos, os uigures na China enfrentaram severa perseguição, incluindo detenções em massa, censura e repressão cultural pelo governo chinês.

"Os uigures são muçulmanos há quase um milênio, então essa é uma mentalidade que está arraigada em seu estilo de vida", explicou Rico.

Porém, as coisas têm mudado nos últimos anos. Cada vez mais uigures estão descobrindo o cristianismo — alguns por meio de transformação pessoal, outros pela influência do trabalho missionário nas aldeias rurais.

Atualmente, vivem cerca de 300.000 uigures no país. Cerca de 300 deles pertencem à pequena comunidade evangélica. A maioria dessas pessoas está na parte remota do leste do Cazaquistão.

‘Vi Jesus’

Uma dessas moradoras é Gulnisa. Ela vem de uma família muçulmana e, durante cinco anos, lutou contra uma doença crônica.

"Eu estava doente e não saía de casa por 5 anos. Eu lia o Alcorão, rezava orações rituais muçulmanas e ia a mulás (líderes religiosos muçulmanos) ou àqueles que usam cartas de tarô, mas não conseguia encontrar ajuda", disse Gulnisa à CBN News.

No entanto, tudo mudou depois que Gulnisa teve um encontro com Cristo: "O próprio Jesus veio até mim em sonho e sorriu". 

A princípio, Gulnisa não sabia quem era Jesus e estava determinada a descobrir: "Procurei imagens de Jesus online e então percebi que Ele era como o homem do meu sonho, vestido de branco e com uma luz brilhante vindo Dele".

(Foto: Reprodução)
Gulnisa. (Foto: Reprodução/CBN News)

Agora, ela faz parte de uma pequena igreja doméstica na vila, liderada por Marat e Nurlikiz, que se mudaram do oeste do Cazaquistão para compartilhar o Evangelho com os uigures.

"A vida aqui é muito difícil. Quando nos mudamos para cá pela primeira vez, ficamos em choque a semana inteira. Morávamos em um celeiro, não tínhamos dinheiro, chorávamos sem saber o que fazer. Começamos a orar e ouvimos a voz de Jesus: 'Não chorem, meu filho e minha filha, eu lhes darei forças. Façam o que eu disser'", relatou Nurlikiz Urazov. 

Agora, dois anos depois, cerca de 12 pessoas frequentam os cultos semanais: "Minha esposa e eu estamos orando para que Deus toque a todos na comunidade uigur, para que todos ouçam as Boas Novas e espalhem a Palavra de Deus. É por isso que estamos aqui", disse Marat.

Já o evangelista, Gulbakhram, visita aldeia após aldeia compartilhando o Evangelho de porta em porta.

"Visito as casas das pessoas quase todos os dias. Deus me dá fé e amor para espalhar sua mensagem de Graça. Às vezes, as pessoas não ouvem e não se interessam. Outras vezes, querem que eu compartilhe mais sobre o Evangelho”, contou ele. 

E continuou: “Quando falo com as pessoas, o Espírito Santo está trabalhando e sou grato a Deus por esta dádiva preciosa. Não consigo expressar em palavras o quanto estou feliz".

Resposta de oração

O missionário australiano-americano Wally Kulakoff ficou emocionado ao ver como Deus está agindo entre os grupos do povo uigur na fronteira leste do Cazaquistão com a China.

"Meus pais oraram, meus avós oraram, e quem vê o resultado? Eu", disse Wally. 

E continuou: "Minha mãe estava lá, meu pai tinha nove anos, e eles viveram entre o povo uigur por 30 anos. Eles falavam a língua deles, entendiam a cultura deles, comiam a comida deles e conviviam com eles".

(Foto: Reprodução)
Missionários orando entre o Cazaquistão e a China. (Foto: Reprodução/CBN News)

Wally passou 25 anos como missionário na região e se sente honrado pelas orações e perseverança de sua família, que plantou as sementes mesmo sem ver os frutos.

"Cem anos depois, para mim, voltar e ver o povo uigur. Este é um momento emocionante. Posso me alegrar com o fato de que eles estão conhecendo a Deus, lenta mas metodicamente, e Jesus Cristo aparece a essas pessoas", testemunhou ele.

Wally, Rico e outros cristãos se reuniram recentemente na fronteira entre o Cazaquistão e a China para orar pela continuidade do trabalho evangelístico na região. À medida que a fé começa a florescer nos corações do povo uigur, os missionários afirmam: “A jornada de transformação está apenas no começo”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/missoes-acao-social/pessoas-sonham-com-jesus-no-cazaquistao-e-missionarios-relatam-despertar-espiritual.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 10

top1
1. Deus Proverá

Gabriela Gomes

top2
2. Algo Novo

Kemuel, Lukas Agustinho

top3
3. Aquieta Minh'alma

Ministério Zoe

top4
4. A Casa É Sua

Casa Worship

top5
5. Ninguém explica Deus

Preto No Branco

top6
6. Deus de Promessas

Davi Sacer

top7
7. Caminho no Deserto

Soraya Moraes

top8
8.

Midian Lima

top9
9. Lugar Secreto

Gabriela Rocha

top10
10. A Vitória Chegou

Aurelina Dourado


Anunciantes